terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vampiros!!!!!!


Na Literatura

Os vampiros mais famosos no campo da literatura e das Artes são Drácula de Bram Stoker, Lestat de Lioncourt de Anne Rice, Nosferatu,Damon e Stefan Salvatore de L.J. Smith, Edward Cullen e sua família de Stephenie Meyer e Morbius dos quadrinhos do super-herói aracnideo, o Homem aranha. No Brasil, os mais famosos são Zé Vampir (de Mauricio de Sousa), Bento Carneiro o vampiro brasileiro (personificado por Chico Anysio), o Conde Vlad, personagem da novela Vamp interpretado pelo cômico ator Ney Latorraca, Natasha, a vampira roqueira vivida por Cláudia Ohana, a Liz Vamp filha do Zé do Caixão com uma Vampira cigana inglesa chamada de Elizabeth Hart (Segundo a Liz, o pai não gosta de Vampiros, mas o convenceu a deixar que ela fosse vampira, criando a história que o Zé do Caixão havia tido uma filha com uma vampira) e o Bóris Vladescu o vampiro da época medieval (personificado por Tarcísio Meira).

Vale ainda citar o escritor osasquense André Vianco e seus livros baseados em histórias de vampiros, como "Os Sete", Sétimo", "O Vampiro Rei", e outros. O romance "Os Sete", ambientado no Brasil e tratando de vampiros medievais portugueses acordados de seu sono vampírico em nossos dias, tornou-se muito bem aceito por um público de tamanho respeitável.

Voltaire, escreveu uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro:

"Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios. "

Rousseau escreveu também em uma carta ao Arcebispo de Paris: ‘Se alguma vez existiu no mundo uma história provada e digna de crédito, é a dos Vampiros. (…) Não falta nada: autos, certificados de homens notáveis, de cirurgiões, clérigos e juízes. A prova jurídica abarca tudo. Com tudo isto, quem acredita, pois, nos Vampiros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário